Recentemente recebi um mail muito interessante com um conjunto de medidas para nos precavermos contra a gripe A e que transcrevo na sua integra:
O melhor pode fazer é reforçar o seu sistema imunológico através de uma alimentação correta e saudável, no sentido de manipular sua imunidade, preparando as células brancas do sangue (neutrófilos) e os linfócitos (células T) as células B e células matadoras naturais. Essas células B produzem anticorpos importantes que correm para destruir os invasores estranhos, como vírus, bactérias e células de tumores. As células T controlam inúmeras actividades imunológicas e produzem duas substâncias químicas chamadas Interferon e Interleucina, essenciais ao combate de infecções e de tumores. Bem vamos ao que interessa, ou seja quais são os alimentos importantes (estimulam a acção do sistema imunológico e potencializam seu funcionamento).
- Antes de mais nada, tome pelo menos um litro e meio de água por dia, pois os vírus vivem melhor em ambientes secos e manter suas vias aéreas húmidas desestimulam os vírus. Não a tome gelada, preferindo sempre água natural e de preferência água mineral de boa qualidade.
- Não tome leite, principalmente se estiver resfriado ou com sinusite, pois produz muito muco e dificulta a cura.
- Use e abuse do Iogurte natural, um excelente alimento do sistema imunológico.
- Coloque bastante cebola na sua alimentação.
- Use e abuse do alho que é excelente para o seu sistema imunológico.
- Coloque na sua alimentação alimentos ricos em caroteno (cenoura, damasco seco, beterraba, batata doce cozida, espinafre cru, couve) e alimentos ricos em zinco (fígado de boi e semente de abóbora).
- Faça uma dieta vegetariana (vegetais e frutas).
- Coloque na sua alimentação salmão, bacalhau e sardinha, excelentes para o seu sistema imunológico.
- O cogumelo Shiitake também é um excelente anti-viral, assim como o chá de gengibre que destrói o vírus da gripe.
- Evite ao máximo alimentos ricos em gordura (deprimem o sistema imunológico), tais como carnes vermelhas e derivados.
- Evite óleo de milho, de girassol ou de soja que são óleos vegetais poli-insaturados.
Importante: mantenha suas mãos sempre bem limpas e use fio dental para limpar os dentes, antes de os escovar. Com esses cuidados acima e essa alimentação... os vírus nem chegarão perto de você. Sem dúvida que estas dicas parecem fazer sentido ao tornar o nosso sistema imunitário mais forte, diminuindo o risco de contaminação do nosso organismo.
Contudo, tal como já mencionámos neste blog, a exposição contínua a campos electromagnéticos está igualmente referenciada em vários estudos, incluindo o Bionitiative Report (já aqui abordado), como responsável pelo ENFRAQUECIMENTO do nosso sistema imunitário. Ou seja, podemos fazer um enorme esforço para nos tentarmos manter saudáveis, mas os agentes externos como as antenas de telemóvel junto de nossas casas estarão continuamente a afectar o nosso sistema imunitário, pela negativa.
Aproveito para salientar, tal como já referido em vários artigos deste blog, que as antenas são um problema porque estão permanentemente a emitir radiação electromagnética (24 horas por dia, todos os dias do ano) e nós não as podemos simplesmente desligar, mas existem outras práticas para diminuirmos a nossa exposição a campos electromagnéticos de outras fontes, que também já aqui foram referidas (vejam o artigo de 5 de Abril 2008 "O que nos deveriam informar sobre os telemóveis e como prevenir"):
- Atenção à utilização do telemóvel, especialmente por crianças, veja neste blog como minimizar a sua exposição
- Troque o seu telefone sem fios para a rede fixa por um telefone com fio, ou por vários telefones. Os telefones sem fios permitem alcances de cerca de 300 metros, ou seja, para além da sua família, o seu vizinho também é afectado pelo seu telefone.
- A utilização das redes sem fios para acesso à Internet levam a que quando em nossa casa tentamos detectar a nossa rede wireless, para além da nossa, detectamos mais um conjunto de redes pertencentes aos nossos vizinhos. Em minha casa dispensei o acesso sem fios e passei a usar um cabo de 20 metros para quando vou para outra divisória que não o escritório. Se todos tiverem routers Wireless em casa, vamos continuar expostos à radiação electromagnética destes equipamentos. No mínimo, desligue o seu router Wireless quando não precisar de aceder à Internet e não compre antenas de elevado ganho para o Router porque para melhorar a rede vai expor-se a si e aos outros a campos electromagnéticos mais fortes. Eu sei, é antiquado, mas funciona, a velocidade de comunicação é maior e não estamos expostos a campos electromagnéticos.
- A maioria dos computadores portáteis já vem com Wi-Fi integrado. Se não usa o acesso sem fios, simplesmente desligue-o. A maioria dos portáteis tem um pequeno botão para desactivar as comunicações sem fios.
Existem outros tipos de equipamento que temos em casa e com os quais devemos ter cuidado sempre que estes sejam ligados, tais como:
- Microondas: manter uma distância superior a 2 metros
- Televisão CRT (tipo caixote das antigas): manter uma distância superior a 2 metros, especialmente para as crianças que gostam de se sentar ou deitar em frente à televisão
- Monitor CRT para computador: troque por um TFT que não tem radiação
Nunca é de mais relembrar, que as crianças de hoje estão a crescer expostas a níveis de radiação muito superiores aos que nós fomos expostos quando tínhamos a idade deles. Esta situação continua a ser negligenciada em vários países, incluindo Portugal. Se nada fizermos, o seu futuro será certamente incerto.
A gripe A não é causada pelos campos electromagnéticos, mas tudo aquilo que interfere com as protecções naturais do organismo de cada um, só pode ser considerado como um agente de risco que deverá ser evitado ou minimizado por todos os que se preocupam com a saúde.