segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Comprovado o impacto das radiações dos telemóveis em grávidas e adolescentes

Já aqui tinha sido abordado o desaconselhamento de grávidas e crianças usarem os telemóveis. Estudos ignorados por todos aqueles que defendem a proliferação desta poluição electromagnética, mostravam que crianças que usassem o telemóvel em idades precoces ou cujas mães o usassem durante a gravidez, estavam directamente relacionados com influências comportamentais nas crianças.

Foi recententemente publicado mais um estudo, desta vez o maior deste género em crianças e grávidas, tendo sido efectuado na Dinamarca.
O estudo baseou-se na amostra de nascimentos dinamarquesa, incluiu cerca de 100 mil mulheres grávidas entre 1996 e 2002 e cobriu mais de 28 mil crianças que atingiram a idade de 7 anos em Dezembro de 2008.

Os investigadores apontaram que as crianças expostas ao telemóvel antes e depois do nascimento tinham um risco de apresentarem problemas de comportamento 50 por cento superior aos das crianças não expostas.

Os investigadores alertam:
«Mesmo que seja prematuro interpretar estes resultados como tendo um laço de causalidade, receamos que a exposição precoce aos telemóveis possa comportar um risco que, se se comprovar, seria um problema de saúde pública, dada a utilização generalizada desta tecnologia», sintetizam os autores.



O cerco vai-se apertando e em Portugal continuamos a assistir às acções silenciosas da Direcção Geral de Saúde que tem medo de enfrentar o lobi das empresas de comunicações móveis em vez de ter a coragem para apostar na prevenção.
 Pelo contrário, as empresas de comunicações móveis continuam a apostar em tarifários cada vez mais agressivos de forma a que crianças e adultos possam falar mais tempo ao telemóvel e verdade seja dita, estas empresas têm feito um trabalho notável, Portugal é dos países na Europa onde as pessoas mais tempo falam ao telemóvel.

Tal como já referi, não temos leis que nos defendam e ninguém está interessado em proteger os cidadãos contra os possíveis efeitos nefastos desta tecnologia. Em vez de apelarem à prudência, preferem que se corra um risco desnecessário. Estou certo que daqui a uns anos este assunto será levado mais a sério,  mas até lá, e para mal de todos, teremos de esperar que os incompetentes sejam substituidos por pessoas de valor dispostas a lutar pelos direitos à vida que todos deveriamos ter.

Sem comentários:

 
As mensagens colocadas na secção reservada aos comentários são da responsabilidade única e exclusiva dos seus autores

Localização das três antenas

Pode navegar no mapa e clicar nos símbolos

View Larger Map
Problemas com o Internet Explorer

Galeria de Fotos

____________________________________________________________
Se mora junto de um prédio recheado de antenas ou se a antena instalada está a uma curta distância da sua casa ou perto do nível da sua habitação, ou se os elementos da antena estão virados para o chão ou para a sua habitação, então poderá documentar essa situação nesta galeria. Envie as fotos para o mail deste blog.
Na fotografia enquadre o seu prédio ou habitação com a antena se possível, o objectivo é criar uma galeria de fotos com antenas instaladas em locais que demonstrem falta de bom senso de quem as instala e autoriza.
Pode ver o slideshow ou seleccionar na zona inferior a foto pretendida.Ao clicar numa foto pode ver o descritivo associado.

Envie a sua foto para o mail deste blog

Questionário sobre Telemóveis e suas antenas