domingo, 23 de dezembro de 2007

Projecto monIT - Medições efectuadas por todo o país

Recentemente foi publicitado na televisão e nos jornais um estudo elaborado pelo Instituto Superior Técnico, com o nome monIT, e com o objectivo de efectuar medições dos campos electromagnéticos por todo o País. Foram avaliados centenas de locais e os resultados foram publicado na Internet, podendo ser consultados em http://www.lx.it.pt/monit/.
Das muitas medições efectuadas, este estudo conclui que os valores medidos estão abaixo dos valores de segurança definidos para o público em geral.
Após consultar largas dezenas de medições, rapidamente constatamos que todas as medidas foram feitas ao nível do chão, com raras excepções onde se encontram medições a 4 metros do chão.Segundo as medições, os valores apresentados são de facto baixos, com a maioria entre os 0.5 V/m e os 2 V/m. Aplicando a estas medições o padrão de rigor de outros países, praticamente apenas em Salzburgo é que estes valores não seriam considerados seguros. Tudo isto significa que se você morar num R/C junto ao chão, poderá ficar mais confortado com estes valores (confortado não significa seguro, mas poderá dizer-se que está mais seguro).
Recapitulando o que já foi dito quanto ao modo de propagação das rádio frequências que apresentam uma maior potência de campo ao nível da antena, faz com que os campos electromagnéticos ao nível da antena sejam muito superiores do que ao nível do chão. A forma como foram feitas as medições deste estudo, exclui por completo todos aqueles que moram em andares mais altos.
Para terem uma ideia ( e já foi aqui mencionado), numa medição feita pela ANACOM num último andar de um prédio a cerca de 60 metros de 2 antenas que ficavam uns 3 metros acima do nível do apartamento (a 20 metros do solo), os valores chegaram a atingir os 10 V/m. No estudo efectuado, valores desta natureza apenas foram encontrados no Aeroporto de Lisboa. Saindo deste apartamento no último andar para a rua, os valores medidos eram de apenas 1.5 V/m, que estão dentro dos valores publicados neste estudo MonIT.De salientar que o projecto durou cerca de 5 anos, mas infelizmente e apesar do muito trabalho que os técnicos fizeram (desde levantamentos topográficos à elaboração de diagramas, fotografias, até à compilação de toda a informação), as medições foram efectuadas no melhor local que é no chão, abaixo do nível das antenas. Seria interessante que nos casos em que as antenas estão rodeados por outros prédios mais altos, as medições contemplassem também os moradores que habitam perto do nível da antena. Apesar de tudo, estão feitas medições dentro de muitos centro comerciais, onde muita gente passa parte da sua vida e é sempre bom saber que o podemos fazer sem grande risco para a saúde.
Aproveito para salientar que numa conferência realizada em Salzburgo (podem consultar em http://www.verdinrete.it/ondakiller/salzburg.pdf). Os Russos (cujo valor máximo permito por lei é de 10 µW/cm², que corresponde a 6.14 V/m) apresentam estudos de medições em que a primeira fila de prédios a seguir a uma antena apresentam valores máximos de 0.93 µW/cm² (que corresponde a 1.87 V/m), ou seja, este é o valor máximo a que qualquer pessoa do prédio está exposta e não apenas as pessoas que moram ao nível da Rua.
O estudo MonIT é interessante, mas não serve os interesses daqueles que moram perto das antenas e próximos do nível a que a antena está instalada.



1 comentário:

Anónimo disse...

Esses senhores do projecto monit são financiados pelas operadoras de telemóvel.
Está tudo dito!

 
As mensagens colocadas na secção reservada aos comentários são da responsabilidade única e exclusiva dos seus autores

Localização das três antenas

Pode navegar no mapa e clicar nos símbolos

View Larger Map
Problemas com o Internet Explorer

Galeria de Fotos

____________________________________________________________
Se mora junto de um prédio recheado de antenas ou se a antena instalada está a uma curta distância da sua casa ou perto do nível da sua habitação, ou se os elementos da antena estão virados para o chão ou para a sua habitação, então poderá documentar essa situação nesta galeria. Envie as fotos para o mail deste blog.
Na fotografia enquadre o seu prédio ou habitação com a antena se possível, o objectivo é criar uma galeria de fotos com antenas instaladas em locais que demonstrem falta de bom senso de quem as instala e autoriza.
Pode ver o slideshow ou seleccionar na zona inferior a foto pretendida.Ao clicar numa foto pode ver o descritivo associado.

Envie a sua foto para o mail deste blog

Questionário sobre Telemóveis e suas antenas