quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Já há iniciativas para proteger as crianças, mas não em Portugal

O Ano de 2009 trouxe novas iniciativas na protecção das crianças contra a radiação dos telemóveis.
A 7 de Janeiro “Finnish Radiation and Nuclear Safety Authority” (STUK) recomendou (ver recomendação) aos pais para limitarem o uso dos telemóveis às crianças. No mesmo dia, o governo Francês anunciou uma série de propostas orientadas para a saúde e ambiente que incluem a proibição de telemóveis desenhados especialmente para crianças com menos de 6 anos de idade e a proibição de anúncios comerciais que promovam a utilização de telemóveis por crianças com idades inferiores a 12 anos.

A STUK juntou-se a outras agências europeias na protecção contra este tipo de radiação , do qual fazem parte a Belgica, França, Rússia, Suíça e o Reino Unido, com o objectivo de encorajarem a criação de politicas de precaução na utilização de telemóveis por parte das crianças
A entidade de Protecção Contra a Radiação Alemã (Bfs) aconselhou também prudência na utilização dos telemóveis por parte de todos os utilizadores (ver artigo). A Ministra da Saúde Francesa apareceu na televisão em 2008 em defesa das crianças na utilização dos telemóveis. O Departamento de Saúde do Reino Unido, foi no entanto o primeiro a recomendar a não utilização de telemóveis por crianças com menos de 16 anos (ver documento) . Estas recomendações foram feitas em 2000, como resposta às recomendações de um estudo designado “Stewart expert Panel”, este estudo não só contesta a utilização dos telemóveis por parte das crianças, como também desaconselha a instalação das antenas perto das escolas e das habitações.
No ano de 2008 a gerência da Bfs Alemã recomendou:
“Os pais devem manter as suas crianças longe desta tecnologia o máximo possível”

Em contraste com toda esta actividade, a Comissão “ International Commission on Non-Ionizing Radiation Protection” (ICNIRP) mantém-se indiferente e apática perante os cerca de 40 países que pedem os seus conselhos. O ICNIRP tem estado silencioso durante 10 anos.
Muitos afirmam que o ICNIRP se mexe de forma demasiado lenta. As últimas directrizes referentes à exposição aos campos electromagnéticos, foi em 1998!!
O ICNIRP deveria seguir as pegadas do seu homónimo em Moscovo: the Russian National Committee on Non-Ionizing Radiation Protection (RNCNIRP). Os russos emitiram um aviso na Primavera passada dizendo que:
“O potencial de risco para as crianças é muito elevado”
Eles terminaram o aviso com um conselho para o ICNIRP: “É nossa obrigação profissional não prejudicar a saúde das crianças por inactividade”.

Em Portugal continuamos a seguir as recomendações do ICNIRP, que não só estão desenquadradas com alguns destes países, como ultrapassadas no tempo.
Enquanto uns países promovem a protecção das crianças, nós por cá, assistimos ao lançamento de telemóveis para crianças por parte da Imaginarium e da TMN, aos anúncios televisivos para que os nosso filhos usem e abusem dos telemóveis e à instalação de antenas de telemóvel junto das escolas e das suas habitações sem pensarem no risco a que os nossos filhos ficam sujeitos.

Fonte: microwavenews

Sem comentários:

 
As mensagens colocadas na secção reservada aos comentários são da responsabilidade única e exclusiva dos seus autores

Localização das três antenas

Pode navegar no mapa e clicar nos símbolos

View Larger Map
Problemas com o Internet Explorer

Galeria de Fotos

____________________________________________________________
Se mora junto de um prédio recheado de antenas ou se a antena instalada está a uma curta distância da sua casa ou perto do nível da sua habitação, ou se os elementos da antena estão virados para o chão ou para a sua habitação, então poderá documentar essa situação nesta galeria. Envie as fotos para o mail deste blog.
Na fotografia enquadre o seu prédio ou habitação com a antena se possível, o objectivo é criar uma galeria de fotos com antenas instaladas em locais que demonstrem falta de bom senso de quem as instala e autoriza.
Pode ver o slideshow ou seleccionar na zona inferior a foto pretendida.Ao clicar numa foto pode ver o descritivo associado.

Envie a sua foto para o mail deste blog

Questionário sobre Telemóveis e suas antenas