quinta-feira, 26 de junho de 2008

Crianças e Telemóveis. A Saúde das próximas gerações está em perigo


Mais uma advertência contra a utilização dos telemóveis por parte das camadas mais jovens, desta fez por um Comité Russo. Este assunto já aqui foi mencionado, mas face à gravidade desta situação, nunca é demais publicar estas informações e sempre que existirem terão sempre um espaço neste blog. Este documento foi publicado pelo Russian National Committee on Non-Ionizing Radiation Protection (RNCNIRP) que é muito diferente do ICNIRP em que Portugal se baseia. O próximo artigo será sobre este Comité Russo.


Transcrito do documento original:

Pela primeira vez na história enfrentamos uma situação em que as crianças e os adolescentes no mundo estão continuamente expostos aos potenciais efeitos adversos provocados pelos campos electromagnéticos (EMF) provenientes dos telemóveis.
Os campos electromagnéticos afectam não só a saúde humana em geral, mas afectam também a actividade do sistema nervoso superior, incluindo o comportamento e o raciocínio. A radiação afecta directamente o nosso cérebro quando usamos o telemóvel.
Apesar das recomendações, apresentadas no Regulamento Sanitário do Ministério da Saúde, que insistem na não utilização dos telemóveis por pessoas com menos de 18 anos (SanPiN 2.1.8/2.2.4.1190-03 point 6.9), as crianças e os jovens tornaram-se no grupo alvo das campanhas de marketing as empresas de comunicações móveis.
Os standards de segurança actuais para a exposição às microondas dos telemóveis, foram desenvolvidos para adultos e não tiveram em conta as características específicas do organismo das crianças. A organização WHO (World Health Organization) considera como tarefa prioritária a protecção da saúde das crianças contra os efeitos das EMF dos telemóveis. Este problema foi igualmente confirmado pelo Comité Científico da Comissão Europeia e pelas autoridades nacionais dos países Europeus e Asiáticos.
O risco potencial para a saúde das crianças é muito elevado:
  • A absorção da energia electromagnética na cabeça de uma crianças é consideravelmente superior há absorção ocorrida na cabeça de um adulto (o cérebro de uma criança tem maior condutividade, é mais pequeno, a espessura do crânio é mais fina, apresenta uma menor distância à antena, etc.);
  • O organismo das crianças é mais sensível aos EMF do que o dos adultos;
  • O cérebro das crianças é muito mais sensível à acumulação de efeitos adversos em situações de exposição crónica aos EMF;
  • As EMF afectam a formação do sistema nervoso superior
Actualmente as crianças irão utilizar os telemóveis durante mais tempo do que um adulto
Segundo a opinião deste Comité Russo, as crianças que usam telemóveis correm o risco de virem a ser afectadas no futuro, por: falhas de memória, falta de atenção, diminuição das capacidades de aprendizagem e habilidades cognitivas, aumento da irritabilidade, problemas de sono, aumento da sensibilidade para o stress, aumento da predisposição para ataques epiléctricos.
A longo prazo são esperados outros riscos para a saúde: tumores no cérebro, tumores no ouvido (na idade dos 25-30 anos), doenças de Alzheimer, estado de demência, síndroma depressivo e outro tipo de degeneração das estruturas dos nervos do cérebro (na idade dos 50 aos 60 anos).
Os membros deste Comité apelam à autoridades governamentais e a toda a sociedade, para tomarem atenção à chegada desta ameaça e a tomarem medidas adequadas de forma a protegerem a saúde as gerações futuras.
Ao usarem os telemóveis as crianças não se apercebem que estão a sujeitar o seu cérebro às radiações electromagnéticas e a colocar a sua saúde em risco. Este Comité acredita que o este risco não é muito inferior ao risco que as crianças correm com o tabaco e álcool. Este Comité assume como obrigação, não permitir que as crianças comprometam a sua saúde por mera inactividade.

Aqui fica mais uma advertência para todos os pais.

1 comentário:

Anónimo disse...

a proposito de crianças e telemóveis, alerta aos pais: deceeto já viram brinquedos de peluche ou plastico a imitar telemóveis. Resistam à compra e não metam o vicio do telemóvel nos vossos filhos

 
As mensagens colocadas na secção reservada aos comentários são da responsabilidade única e exclusiva dos seus autores

Localização das três antenas

Pode navegar no mapa e clicar nos símbolos

View Larger Map
Problemas com o Internet Explorer

Galeria de Fotos

____________________________________________________________
Se mora junto de um prédio recheado de antenas ou se a antena instalada está a uma curta distância da sua casa ou perto do nível da sua habitação, ou se os elementos da antena estão virados para o chão ou para a sua habitação, então poderá documentar essa situação nesta galeria. Envie as fotos para o mail deste blog.
Na fotografia enquadre o seu prédio ou habitação com a antena se possível, o objectivo é criar uma galeria de fotos com antenas instaladas em locais que demonstrem falta de bom senso de quem as instala e autoriza.
Pode ver o slideshow ou seleccionar na zona inferior a foto pretendida.Ao clicar numa foto pode ver o descritivo associado.

Envie a sua foto para o mail deste blog

Questionário sobre Telemóveis e suas antenas