domingo, 29 de junho de 2008

O Comité Russo RCNIRPN é mais seguro que o ICNIRP

Tal como o ICNIRP se assume como um comité europeu que estuda e define limites de segurança para os campos electromagnéticos, também existe um Comité Russo designado por RNCNIRP (Russian National Committee on Non-Ionizing Radiation Protection), que estipula medidas mais rigorosas, realistas e mais seguras.
Tal como já referido , Portugal segue as normas do ICNIRP que permitem que todos nós possamos estar 24 horas por dia expostos a campos electromagnéticos de antenas GSM (900 MHz), até um máximo de 41.25 V/m que equivale a uma densidade de potência de 450 µW/cm². O ICNIRP defende que único mal que este tipo de radiação nos pode causar é derivado do aumento de temperatura que a absorção destes campos electromagnéticos possam causar nas nossas células.
Por outro lado, o Comité Russo não concorda com os pressupostos em o ICNIRP se baseia, defendendo politicas de prevenção mais restritas.

O RNCNIRP tem em linha de conta a condição de saúde humana definida pela WHO (World Health Organization): “A saúde é uma condição completa de bem estar físico, espiritual e social e não apenas a ausência de doença ou defeitos físicos”.
Por definição, para o RNCNIRP, o nível máximo de radiação Electromagnética permitido deverá ser um nível de exposição que não afecte a saúde das pessoas expostas e das próximas gerações.

Principais diferenças entre o ICNIRP (usado por Portugal) e o RNCNIRP:
  • O RNCNIRP, através de resultados obtidos em diversos estudos de longa exposição, reconhece os efeitos não térmicos provocados pelos campos electromagnéticos com baixos níveis de intensidade que podem causar vários efeitos biológicos incluído efeitos adversos
  • O ICNIRP, considera que a estratégia para o desenvolvimento de standards de segurança têm por base que os efeitos térmicos que são os únicos efeitos adversos que podem ser originados por este tipo de radiação.
  • O RNCNIRP admite que para se desenvolverem regras de protecção contra este tipo de radiação, é necessário considerar a exposição prolongada e permanente. Os estudos com base em exposições de longa duração são considerados obrigatórios em conjunto com exposições de curta duração.
  • O ICNIRP fundamenta as suas regras de segurança internacional através de estudos que têm por base a exposição a curto prazo

Estudos efectuados:
Este comité baseou-se em 52 testes efectuados com animais entre os anos 60 e 90 em cinco institutos de pesquisa situados em Moscovo, S. Pertersburg e Kiev.
Os animais foram expostos a Micro-ondas de baixa intensidade, com diferentes frequências e várias modulações com densidades de potência entre 1 µW/cm² e os 1000 µW/cm² de forma contínua e intermitente.
A conclusão dos estudos foram:
  • Para a exposição a micro-ondas na gama dos 300MHz aos 30 GHz, com densidades de potência de 100-500 µW/cm² numa exposição diária, podiam dar origem a patologias biológicas significativas.
  • Uma densidade de potência na ordem dos 50 µW/cm² demonstrou ser um valor no limiar para o aparecimento de efeitos adversos.
  • Uma intensidade de potência entre os 10-20 µW/cm² não deu origem a qualquer mudança biológica nos animais expostos de forma permanente.


O RNCNIRP, antecipa a necessidade de discussão de vários pontos relacionados com a segurança:
  • Actualmente, estamos perante uma nova situação em que parte da população está exposta de forma permanente (num período de tempo superior ao usado nas investigações) às MW provenientes de diferentes tipos de comunicações móveis, incluindo telemóveis e antenas de GSM, UMTS/3G, WLAN, WPAN,...
  • Não pode ser excluído que parte da população , tal como crianças, grávidas e grupos de pessoas hipersensíveis podem ser especialmente sensíveis à exposição aos campos electromagnéticos
  • Actualmente, não se podem realizar estudos epidemiológicos conclusivos porque quase toda a população está exposta a diferentes sinais de micro-ondas incluindo antenas base e não é possível seleccionar pessoas expostas a determinados sinais ou grupos de pessoas não expostas
  • As queixas dos utilizadores de telemóveis não podem ser usadas para avaliar os efeitos causados por estes telefones. È necessário efectuar uma correlação entre estas queixas e os resultados obtidos nos estudos, usando critérios objectivos
  • A informação obtida a partir de voluntários apresenta um valor muito limitado devido à não avaliação da possível acumulação de efeitos durante a exposição a longo prazo.

Sem comentários:

 
As mensagens colocadas na secção reservada aos comentários são da responsabilidade única e exclusiva dos seus autores

Localização das três antenas

Pode navegar no mapa e clicar nos símbolos

View Larger Map
Problemas com o Internet Explorer

Galeria de Fotos

____________________________________________________________
Se mora junto de um prédio recheado de antenas ou se a antena instalada está a uma curta distância da sua casa ou perto do nível da sua habitação, ou se os elementos da antena estão virados para o chão ou para a sua habitação, então poderá documentar essa situação nesta galeria. Envie as fotos para o mail deste blog.
Na fotografia enquadre o seu prédio ou habitação com a antena se possível, o objectivo é criar uma galeria de fotos com antenas instaladas em locais que demonstrem falta de bom senso de quem as instala e autoriza.
Pode ver o slideshow ou seleccionar na zona inferior a foto pretendida.Ao clicar numa foto pode ver o descritivo associado.

Envie a sua foto para o mail deste blog

Questionário sobre Telemóveis e suas antenas