sábado, 19 de setembro de 2009

Os mastros com Antenas de Telémóvel e a sua Saúde – por Drª Magda Havis

A Drª Magda Havis é toxicologista ambiental, professora associada do Environmental & Resource Studies na Universidade de Trent, onde ensina e efectua pesquisas sobre os efeitos biológicos de contaminantes ambientais. A sua pesquisa está relacionada com o estudo de energia electromagnética não ionizante para frequência muito baixas (60Hz) e para gamas de radio frequências usadas nas telecomunicações wireless. Tem vários estudos publicados e participou em várias conferências sobre o impacto das comunicações sem fios nas nossas vidas.
Ela está particularmente interessada em monitorar a exposição da população nos centros urbanos à radiação das radio-frequências e campos electromagnéticos.
O conteúdo da sua conferência não deixa de ser perturbador para todos aqueles que são vitimas dentro de suas casas.

Apesar desta conferência ter 1 hora, o seu conteúdo é muito rico e foi suficiente para me deixar chocado com um conjunto de factos que ninguém comenta.

Alguns dos aspectos levantados na sua conferencia sobre exposição a campos electromagnéticos provenientes de várias fontes:
  • As antenas de telemóvel colocadas junto das habitações poderão interferir com alguns contadores de energia, levando a que houvesse pessoas nos Estados Unidos a pagar o dobro de electricidade depois de instalarem uma antena de telemóvel perto de suas casas.
  • Algumas lâmpadas economizadores de energia possuem elevados níveis de mercúrio, o que podem ser um problema caso se partam, mas são igualmente uma fonte radiação electromagnética e luz ultravioleta.
  • Os efeitos de refracção dentro de casa pode levar a que as pessoas sejam atingidas por radiação electromagnética emitida por uma antenas, que entre por uma janela e seja reflectida num armário por exemplo
  • Outro relato perturbante tem por base uma medição feita dentro de uma casa perto de uma antena e as medições identificaram que a radiação estava na cabelagem eléctrica da própria casa e objectos como candeeiros funcionavam como antenas
  • Relacionamento das antenas com aumentos de casos de cancro, em especial leucemia
  • 35% da população pode estar a sofrer de Electro-hipersensibilidade enquanto 35% a 50% poderá não ser afectada
  • As medidas de seguranças de exposição a campos electromagnéticos não fazem sentido uma vez que não nos protegem contra os efeitos não térmicos da radiação.
  • As partes mais sensíveis do corpo na exposição aos efeitos não térmicos são os olhos e os testículos.



Outros links para conferências da Drª Magda Havis:

Segundo a Drª Havis não é possível esconder por mais tempo os efeitos nefastos que esta tecnologia pode ter nas pessoas e a solução para vivermos numa comunidade saudável, passa pelas seguintes medidas:
  • Temos de reconhecer os efeitos nefastos para a saúde resultantes da exposição aos campos electromagnéticos. Não podemos assumir que estamos seguros, apenas porque as actuais recomendações de segurança estão a ser seguidas, ou seja, o facto da lei ser respeitada não é sinónimo de segurança.
  • Necessário efectuar medições para monitorar as radiações nas habitações junto de antenas de telemóveis
  • Proibir as antenas de serem instaladas a distâncias inferiores a 400 metros das habitações mais próximas.
  • Criar zonas livres de microondas em escolas, bibliotecas e outros locais sensíveis
A Drª Havis conclue a sua conferência com uma frase para reflexão:
“A liberdade não pode existir se não houver um conhecimento generalizado entre as pessoas.
Se não soubermos, não podemos agir, mas a partir do momento que o conhecimento existe, passamos a ter uma opção, ou actuamos ou não actuamos”


O que está visível com estas 3 antenas instaladas em Oeiras de forma tão negligente junto das habitações, é que a opção foi meramente não actuar, não tomar medidas de precaução e não proteger as inúmeras famílias que vivem em redor destas antenas.


Sem comentários:

 
As mensagens colocadas na secção reservada aos comentários são da responsabilidade única e exclusiva dos seus autores

Localização das três antenas

Pode navegar no mapa e clicar nos símbolos

View Larger Map
Problemas com o Internet Explorer

Galeria de Fotos

____________________________________________________________
Se mora junto de um prédio recheado de antenas ou se a antena instalada está a uma curta distância da sua casa ou perto do nível da sua habitação, ou se os elementos da antena estão virados para o chão ou para a sua habitação, então poderá documentar essa situação nesta galeria. Envie as fotos para o mail deste blog.
Na fotografia enquadre o seu prédio ou habitação com a antena se possível, o objectivo é criar uma galeria de fotos com antenas instaladas em locais que demonstrem falta de bom senso de quem as instala e autoriza.
Pode ver o slideshow ou seleccionar na zona inferior a foto pretendida.Ao clicar numa foto pode ver o descritivo associado.

Envie a sua foto para o mail deste blog

Questionário sobre Telemóveis e suas antenas