domingo, 28 de outubro de 2007

Os perigos da radiação electromagnética nas crianças

Actualmente os nossos filhos têm acesso às tecnologia de um forma cada vez mais prematura. O Telemóvel banalizou-se e hoje as crianças já não pedem só uns ténis, um jogo de computador, também querem ter um telemóvel para poderem falar com os amigos e para que os pais também possam estar em contacto com elas.
Já aqui se falou da problemática da radiação electromagnética absorvida pelo nosso corpo, se virmos isto na perspectiva de uma criança, o problema é ainda mais grave.
As crianças correm um risco acrescido na medida em que o seu sistema nervoso ainda se encontra em desenvolvimento, as suas células dividem-se de uma forma mais rápida que num adulto fazendo aumentar o risco de danos no seu DNA e por outro lado o seu sistema imunitário não está ainda completamente desenvolvido limitando assim as suas defesas.
Quando uma criança coloca um telemóvel junto à sua cabeça, o telemóvel não detecta se quem o está a usar é um adulto ou uma criança, o que leva a que a crianças possa ficar sujeita à potência de transmissão máxima do telemóvel (ver artigo anterior).
O facto de uma criança ainda estar em desenvolvimento, a espessura do seu crânio é inferior à de um adulto pelo que a sua protecção a este tipo de radiação é igualmente inferior. Ou seja, os cérebros das crianças acabam por estar expostas a maiores doses de radiação do que os adultos e por outro lado as crianças têm mais fluido cerebral permitindo uma melhor condução das radiofrequência pelo cérebro.
As imagens representam a quantidade de radiação que penetra no cérebro durante a utilização do telemóvel, da direita para a direita pode ver-se o crânio de um adulto, de uma criança de 10 anos e de uma criança de 5 anos. Rapidamente se constacta que o cérebro das crianças é mais afectado que o dos adultos.
O outro perigo para as crianças é que devido à proliferação de antenas, elas vão estar mais tempo expostas à radiação electromagnética do que os adultos e com a agravante de que o seu desenvolvimento vai decorrer em exposição a este tipo de radiações a começar pela fase em que ainda se encontram dentro da barriga da mãe. Esta é outra incógnita que os cientistas debatem, os efeitos a longo prazo nas crianças. Como é que os nossos filhos estarão quando chegarem à nossa idade?
Empresas como a Disney que conquistam a atenção das crianças, em 2000 deixaram de licenciar as suas personagens para aparecem como logos nos telemóveis por estes representarem um perigo para as crianças. Cinco anos depois a Disney cria uma linha de telemóveis para crianças dos 7 aos 12 anos. Actualmente parece que este negócio está para acabar, não por questões de segurança mas sim por razões financeiras.
Existem já muitos estudos feitos no impacto das radiações electromagnéticas nas crianças e os alertas não param de aumentar:
Uma Associação de Tecnologias Bioelectromagnéticas publicou alguns estudos entre os quais mencionam testes já efectuados com macacos fêmea no período de gestação das crias e expostos a diferentes níveis de radiofrequências de 2.45 GHz durante 3 horas por dia e 5 dias por semana. Os níveis de radiação eram de 0.0mw/g (grupo de controlo), 0.034mw/g, 0.34mw/g e 3.4mw/g. Três das 33 macacas morreram alguns dias depois do nascimento das crias e pertenciam ao grupo radiado com 0.34mw/g e 3.4 mw/g. Nos meses seguintes ao nascimento, morreram 9 crias das quais 2 apenas tinham recebido radiação antes de nascerem a um nível 0.034mw/g, uma terceira recebeu apenas nos primeiros 4 dias e os restantes 6 receberam apenas depois do nascimento sendo que 2 crias tinham sido radiadas com 0.34 mw/g e as restantes 4 crias com 3.4 mw/g. Nenhuma das macacas e respectivas crias do grupo de controlo (expostos a 0.0 mw/g) faleceu. Este estudo foi publicado em 1982.
http://www.emfbioeffects.org/

Um estudo nos Estados Unidos que associa os efeitos da exposição à radiação electromagnética a doenças do cérebro, conclui que as crianças autistas passaram de 1 em cada 10000 crianças em 1970 para 1 em cada 150 nos dias de hoje, identificando o desenvolvimento das telecomunicações como uma das causas que contribuiu para este fenómeno.
http://www.genengnews.com/news/bnitem.aspx?name=15755319

Em Espanha foi diagnosticado cancro a 4 crianças na escola primária de Garcia Quinta em Valladolid. Esta situação ocorreu 18 meses depois de terem sido instalados 36 transmissores (antenas) a 50 metros da escola. Perante este cenário o tribunal mandou remover as antenas.
http://members.aol.com/gotemf/emf/kids.htm#caution

Hoje, as empresas de Telemóveis em Portugal lucram 2.7 mil milhões de Euros por ano. A concorrência é enorme e as empresas lutam para que as pessoas comprem e usufruam ao máximo do telemóvel porque eles precisam de facturar. Os planos de marketing são eficientes o suficiente para atrair adultos e crianças, sem que alguém imponha regras que salvaguardem aqueles que em tenra idade poderão estar a comprometer o seu futuro. Mas numa sociedade em que os Bancos oferecem dinheiro para que as pessoas se endividem, onde as tabaqueiras puderam publicitar os seus cigarros durante dezenas de anos, onde as operadoras instalam as antenas no meio das habitações e onde muitas outras aberrações são permitidas não é portanto de estranhar que ninguém proteja as crianças.
Os pais têm uma tarefa complicadissima pela frente, mas são eles que têm de fazer frente à propaganda feroz que cativa os mais jovens a agarrarem-se a esta dependência que não escolhe idades. Cabe aos pais zelarem pela segurança dos seus filhos e educá-los quanto à utilização dos telemóveis sendo esta a única forma de minimizar o impacto que estes terão nas suas vidas.
Um professor (Leif Salford) responsável pela pesquisa na universidade de Lund na Suiça, afirmou uma frase que define toda esta problemática:
“A exposição voluntária do cérebro às microondas provenientes dos telemóveis, está a ser a maior experiência biológica alguma vez realizada”.
De facto todos nós fazemos parte desta experiência e somos nós também que contribuímos para que ela continue, mas nela também estão a ser sacrificadas crianças que um dia terão uma palavra a dizer.


Alguns links sobre os riscos associados às crianças:

1 comentário:

Anónimo disse...

Este blog ajudou-me na pesquisa que ando a fazer sobre os perigos das radiações dos telemóveis... Vou-me basiar neste para os perigos nas crianças.

Obrigado pela ajuda.

 
As mensagens colocadas na secção reservada aos comentários são da responsabilidade única e exclusiva dos seus autores

Localização das três antenas

Pode navegar no mapa e clicar nos símbolos

View Larger Map
Problemas com o Internet Explorer

Galeria de Fotos

____________________________________________________________
Se mora junto de um prédio recheado de antenas ou se a antena instalada está a uma curta distância da sua casa ou perto do nível da sua habitação, ou se os elementos da antena estão virados para o chão ou para a sua habitação, então poderá documentar essa situação nesta galeria. Envie as fotos para o mail deste blog.
Na fotografia enquadre o seu prédio ou habitação com a antena se possível, o objectivo é criar uma galeria de fotos com antenas instaladas em locais que demonstrem falta de bom senso de quem as instala e autoriza.
Pode ver o slideshow ou seleccionar na zona inferior a foto pretendida.Ao clicar numa foto pode ver o descritivo associado.

Envie a sua foto para o mail deste blog

Questionário sobre Telemóveis e suas antenas