segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Viver numa casa ao nível de uma antena é mais perigosos do que viver na rua?

Se mora nos andares mais altos, ou se viver perto do nível da antena poderá correr um risco acrescido em comparação com quem vive em andares mais baixos.
A explicação é simples, os campos de propagação das antenas são mais intensos na horizontal, ou seja as emissões são mais forte na zona envolvente e perto da cota (altura) onde se encontram os elementos da antena.
Apesar da atenuação do sinal emitido por estas antenas ser muito forte com o aumento da distância à antena, para a mesma distância o sinal mantém-se mais forte à altura da antena do que ao nível do chão.
Onde é que está o bom senso das pessoas quando estas concedem licenças de instalação, permitindo que haja antenas instaladas a escassas dezenas de metros e ao mesmo nível (ou próximo) de outras habitações? Mais ainda, como é possível que alguns elementos de algumas antenas estejam inclinados para baixo, fazendo com que a propagação principal em vez de se fazer na horizontal, seja feita na diagonal de forma a apanhar mais habitações? Se as antenas têm que existir, ao menos que as instalem em locais altos e a distâncias seguras das casas das pessoas sem que as habitações fiquem expostas ao feixe (globo) horizontal da antena . Pelos visto estas medidas apesar de serem mais seguras para nós apresentam maiores custos para as operadores que preferem gastar menos dinheiro na sua colocação em prédios independentemente destes estarem ou não rodeados de outros prédios com a mesma altura.
Numa medição feita num 5º andar a cerca de 60 metros de 2 antenas, foram detectados valores máximos de 10 V/m em comparação com os 1.5 V/m detectados ao nível do R/C do mesmo prédio mas na rua (valor cerca de 7.5 vezes inferior). Ou seja, pode dizer-se que poderá ser mais seguro (ou menos perigoso) viver na rua do que na nossa casa. Isto é no mínimo ridiculo!

Sem comentários:

 
As mensagens colocadas na secção reservada aos comentários são da responsabilidade única e exclusiva dos seus autores

Localização das três antenas

Pode navegar no mapa e clicar nos símbolos

View Larger Map
Problemas com o Internet Explorer

Galeria de Fotos

____________________________________________________________
Se mora junto de um prédio recheado de antenas ou se a antena instalada está a uma curta distância da sua casa ou perto do nível da sua habitação, ou se os elementos da antena estão virados para o chão ou para a sua habitação, então poderá documentar essa situação nesta galeria. Envie as fotos para o mail deste blog.
Na fotografia enquadre o seu prédio ou habitação com a antena se possível, o objectivo é criar uma galeria de fotos com antenas instaladas em locais que demonstrem falta de bom senso de quem as instala e autoriza.
Pode ver o slideshow ou seleccionar na zona inferior a foto pretendida.Ao clicar numa foto pode ver o descritivo associado.

Envie a sua foto para o mail deste blog

Questionário sobre Telemóveis e suas antenas